Fábrica de Peças de Borracha
FÁBRICA DE PEÇAS DE BORRACHA - HISTÓRICO DA BORRACHA NO BRASIL
A borracha natural é obtida do látex da seringueira (Hevea Brasiliensis), e já era conhecida pelos índios até mesmo antes do período do descobrimento da América. Os nativos locais utilizavam bastante o material para disputar jogos feitos com esferas de borracha.
O século XIX viu o nosso país tornar-se uma grande e importante referência no setor, exportando borracha natural para diversas partes do globo terrestre, dominando assim o mercado em todo o mundo. Porém, com a forte demanda, surgiu uma busca por alternativas mais baratas e o país perdeu espaço para o continente asiático. Outro fator que influenciou para isso foi o fungo Microcyclus, que causava o mal das folhas e afetava as seringueiras da região da Amazônia.
Na época da Segunda Guerra Mundial surgiu a borracha sintética. As localidades produtoras asiáticas foram invadidas pelo Japão, o que limitou a produção de borracha natural aos Estados Unidos. Mesmo não substituindo a borracha natural, a borracha sintética apresenta uma maior pureza, uniformidade e preço baixo.
FÁBRICA DE PEÇAS DE BORRACHA - O BRASIL RESSURGE NO CENÁRIO
A década de 1970 trouxe o Brasil de volta à produção de borracha natural, no momento em que as seringueiras também passaram a ser cultivadas em distintas regiões como Mato Grosso, São Paulo, Espírito Santo e Goiás. Sem contar a contribuição da mão de obra especializada e o avanço tecnológico na fábrica de peças de borracha.
FÁBRICA DE PEÇAS DE BORRACHA - DADOS DO SETOR
O número de fábrica de peças de borracha no Brasil atualmente supera mais de 2.200 organizações no setor, conforme pesquisa realizada pelo MTE em 2013.