16 3626-6387 / 16 3011-0606 / 16 3011-5685 16 97406-7714 / 16 99718-6764

Fabricação de Peças em Poliuretano


SAIBA MAIS SOBRE A FABRICAÇÃO DE PEÇAS EM POLIURETANO

Antes de entrarmos nos detalhes sobre a fabricação de peças em poliuretano, vamos abordar um pouco sobre o que é o poliuretano. É um polímero conhecido pela sigla PU, que compreende uma cadeia de unidades orgânicas conectadas por meio de ligações uretânicas. O químico alemão Otto Bayer (1902-1982) pode ser considerado o pai do poliuretano. Este químico industrial descobriu a reação que chamamos de polidiação entre isocianatos e polióis.

Inicialmente o poliuretano veio a substituir a borracha, principalmente na Segunda Guerra Mundial.

A fabricação de peças em poliuretano conta com materiais de diferentes densidades e durezas. A adição ou não de um volume específico de outras substâncias podem modificar as propriedades do poliuretano.  Estes aditivos podem também aprimorar a resistência à combustão, estabilidade química, e diversos outros fatores.

A FABRICAÇÃO DE PEÇAS EM POLIURETANO ENGLOBA QUE TIPOS DE PRODUTOS?

Muito do consumo global de poliuretano é na forma de espumas, que podem ser do tipo rígida ou flexível. As de tipo rígido são utilizadas por exemplo em conjunto com outros tipos de materiais, como dentro de paredes de freezers e refrigeradores, isolante térmico, dutos de ar condicionado, etc. As flexíveis são mais utilizadas, por exemplo, na confecção de estofados.

O poliuretano também está disponível para ser utilizado como:

  • Vernizes, normalmente utilizados em revestimentos para mobílias e trabalhos de madeira
  • Colas - Principalmente as específicas para madeira. Neste caso, uma característica da cola para madeira de poliuretano é o fato dela apresentar resistência à água. As colas de poliuretano também são utilizadas no setor automotivo (fixação de vidros), entre outras aplicações.
  • PU em forma de spray
  • Rodas de patins e skates
  • Mobílias - como por exemplo na fabricação de cantos de proteção, prevenindo acidentes caseiros
  • Pneus para empilhadeira
  • Martelos
  • Rolos de pintura
  • Preservativos
  • Calçados
  • Tampão para tubulação de óleo
  • Colchões e assentos de automóveis
  • Peças industriais em diferentes aplicações e situações

VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DAS PEÇAS EM POLIURETANO

A fabricação de peças em poliuretano apresenta uma vantagem em relação aos plásticos, já que não são quebradiços. Os plásticos podem trincar ou quebrar , especialmente os que apresentam uma  alta dureza , em ocasiões em que são expostos a impactos mais fortes. O poliuretano conta ainda com uma memória elastomérica, ou seja, podem ser tensionados a um alongamento e posteriormente voltarem à sua dimensão normal. Isso não é possível normalmente com os plásticos.

Em relação à borracha também existem vantagens a favor do poliuretano, sendo que estes são mais resistente à cortes e rasgos, a óleos e à abrasão. Também podem suportar grandes carregamentos. Podem ser encontrados em uma grande variedade de durezas e densidades, e também podem variar entre modelos mais claros e até translúcidos. Além de não ficarem marcados e não mancharem, eles podem ser fundidos e são resistentes a microorganismo e ao ozônio.

A fabricação de peças em poliuretano no entanto apresenta algumas (poucas) desvantagens se comparados a outros tipos de materiais. Eles não costumam funcionar bem em altas temperaturas, além de estarem sujeitos à hidrólise em ambientes úmidos e quentes. Mas sua eficiência em temperaturas menores é incomparável. Também devem ser evitados ambientes muito ácidos (ou base), como em situações com alguns tipos de solventes (toluenos ou cetonas por exemplo).

PLASBORTECH - FABRICAÇÃO DE PEÇAS EM POLIURETANO

A Plasbortech atua na fabricação de peças em poliuretano para diversos setores: usina, mineradoras, colheita, alimentício, saneamento básico e construção civil.

Para saber mais sobre Fabricação de Peças em Poliuretano.

Ligue para 16 3626-6387 ou preencha o formulário abaixo.

    Nome:

    Empresa:

    E-mail:

    Telefone:

    Mensagem:

    [recaptcha]