Rua Colômbia, 246 - Ribeirão Preto-SP
16 3626-6387 / 16 3011-0606 / 16 3011-5685 16 97406-7714 / 16 99718-6764

Importância da Manutenção de Válvulas

Para garantir a performance das Válvulas é importante que tenha a Manutenção cotidiana, pois caso tenha algum desequilíbrio, a válvula afeta diretamente o desempenho do processo produtivo.

Possuímos duas formas de Manutenção de Válvulas, a primeira é a preventiva, é o que mais recomendamos, pois já é agendado para alinhar/equilibrar a válvula caso haja algum problema no seu funcionamento. E temos a manutenção quando a válvula quebra, nesse caso pode ocasionar a paralização do equipamento até a reforma da válvula em questão ficar pronta.

A Plasbortech sempre indica a Manutenção de Válvulas preventiva para que possa prolongar sua vida útil, também para não conter falhas e lentidão na produção e a questão mais importante é a economia considerável que a empresa ou industria tem.

Saiba as especificações técnicas de cada tipo de Válvula, seu funcionamento, para que foram feitas e suas propriedades físicas, assim você consegue projetar um programa de manutenção.

Outra maneira de prolongar a vida útil de sua válvula, é fazendo a limpeza necessária. O ideal é a limpeza uma vez ao ano, mas instalações com poeiras ou com agentes corrosivos é indicado a limpeza a cada 6 meses, pode ser utilizado um pano, lubrificante para limpar a carcaça e até uma escova de arame, isso evitará o acumulo na haste.

Válvulas de alta pressão ou com temperatura extremas é indicado uma inspeção pelo menos uma vez ao mês. As demais válvulas que não estão sob pressão podem ser inspecionada a cada seis meses.

Válvulas que trabalham com ácido ou qualquer tipo de líquido, costumam ser fáceis de detectar seu vazamento, normalmente tem sinais de corrosão na carcaça, essa inspeção tem que virar rotina.


No caso de Válvulas que manuseiam refrigerantes, ar comprimido e outros gases pode ser verificados por um detector de vazamento eletrônico, que é mais eficaz ou apenas com o método da mistura de agua com sabão, que pulverizando a mistura na válvula é formado bolhas em sua superfície.

Na Plasbortech você encontra todo o suporte para suas válvulas e sede de válvulas, se quiser saber mais, clique aqui, ou entre em contato pelo nosso site: