16 3626-6387 / 16 3011-0606 / 16 3011-5685 16 97406-7714 / 16 99718-6764

Junta de Vedação de Borracha

O QUE É UMA JUNTA DE VEDAÇÃO DE BORRACHA?

Uma junta de vedação de borracha é um tipo de junta que é utilizada em situações onde duas superfícies precisam unir-se sem apresentar nenhum vazamento em suas junções. Isso ocorre, entre outras situações, com blocos de motores, máquinas e dutos. A junta de vedação de borracha pode ser confeccionada por diferentes materiais (borracha natural, neoprene, EPDM, nitrílica, pulsômetro, silicone, etc).

Além da junta de vedação de borracha, outros tipos de materiais também são utilizados na confecção das juntas, como cortiças (natural ou emborrachada), PTFE puro, expandido e com aditivos (fibra de vidro, bronze, grafite), feltro industrial entre outros.

POR QUE EXISTE A NECESSIDADE DA UTILIZAÇÃO DE JUNTAS?

As juntas, onde incluímos aqui a junta de vedação de borracha, são utilizadas em diferentes setores, como indústria automobilística, metalúrgica, siderúrgica, mecânica, naval, refinarias de petróleo, aquecedores, ar condicionado, chaminés, tubulações em geral, filtros de ar, mineração e muitas outras áreas. Existe a necessidade da utilização de juntas pois a fabricação de flanges com superfícies perfeitas - e que garantiriam assim nenhum tipo de vazamento - é economicamente inviável. Isso se deve basicamente ao tamanho do equipamento, corrosão das superfícies e também a dificuldade da manutenção das superfícies de contato totalmente lisas durante a montagem do equipamento. Devido a este fator, existe a necessidade da aplicação de juntas para garantir uma vedação confiável. O papel da junta é justamente o de corrigir as imprecisões das superfícies.

CONHEÇA AS PRINCIPAIS CAUSAS DE FALHA DE VEDAÇÃO

Existem alguns fatores que podem levar a falhas de vedação, não importando o tipo de junta utilizado, inclusive a junta de vedação de borracha. O primeiro fator, e mais óbvio, é uma montagem inadequada da junta. Há de se levar em conta também que os materiais do flange e da junta sejam compatíveis. A questão da combinação do flange com a junta é especialmente importante, já que é necessário haver um dimensionamento correto entre ambas as partes, o acabamento superficial do flange ser incompatível com a junta. A ciclagem térmica de ambas as partes também deve ser compatível. As juntas também precisam ser compatíveis às pressões que nelas serão exercidas, bem como às temperaturas as quais serão expostas. Portanto, na hora de escolher a junta de vedação de borracha para seu equipamento, tome os cuidados necessários para escolher o material adequado. A equipe da Plasbortech está totalmente apta a auxiliar sua empresa na definição dos acessórios corretos!

PLASBORTECH - SOLUÇÕES EM BORRACHA E POLIURETANTO PARA JUNTA DE VEDAÇÃO DE BORRACHA

Para saber mais sobre Junta de Vedação de Borracha.

Ligue para 16 3626-6387 ou preencha o formulário abaixo.

    Nome:

    Empresa:

    E-mail:

    Telefone:

    Mensagem:

    [recaptcha]